DEFESAS


No futebol, zagueiro ou beque (br.) ou defesa (pt.) é o jogador que ocupa a posição entre a linha média e o gol. É a principal posição da linha de defesa.

Origem do vocábulo
Na Idade Média, os árabes usavam a palavra ‘saq’ para referir-se a um rebanho e também para designar o ato de conduzi-lo ou pastoreá-lo. Mais adiante, a palavra ingressou na linguagem militar desse povo sob a forma ‘saqa’, que se referia à retaguarda de um exército.


O vocábulo entrou no castelhano e no português sob a forma de çaga e no século XII já aparecia como ‘çaguero’, com o significado de ‘o último’ o ‘o de trás’. No século XV já aparecia com a forma ‘zaguero’, embora nessa época fosse considerado um vocábulo vulgar.
A partir de então ‘zagueiro’ foi palavra muito pouco usada, para reaparecer somente no século XX, quando o futebol se tornou popular e a palavra de estirpe árabe renasceu então no mundo esportivo para substituir ‘back’ (aportuguesada beque), que é como se designa em inglês os jogadores que atuam nas últimas linhas da defesa.

PAGAMENTO