ATACANTES

Nos esportes coletivos, o atacante é o atleta encarregado de finalizar uma jogada e marcar pontos ou gols para o seu time.

No Futebol
No futebol temos diversos tipos de atacantes, que desempenham funções ofensivas diferentes:

Ponta(BR) ou Extremo(PT)
Mais comum no futebol do século passado, jogam pelas laterais do campo cruzando a bola para a área, podem jogar pelo lado esquerdo ou direito, sendo chamados então de Ponta-esquerdo e Ponta-direito respectivamente. No futebol atual há poucos jogadores que desempenham só essa função, que normalmente é feita pelo segundo atacante ou pelos laterais.Um exemplo típico de ponta seria Marc Overmars, ex-jogador da Seleção Holandesa de Futebol outro mais antigo seria Garrincha, lendário jogador da Seleção Brasileira de Futebol e do Botafogo na década de 1950 e 1960.

Centro-avante (BR) Ponta-de-lança(PT)
É o jogador de área e goleador, costuma jogar mais parado e normalmente é o responsável por marcar os gols nas bolas alçadas na àrea, além de correr pelo meio em contra-ataques.Também faz o chamado trabalho de "pivô" que consiste em, de costas e próximo ao gol adversário, tocar a bola para outro jogador que chega livre, chutando ao gol. Considera-se a segunda posição mais específica dentro do futebol, depois do goleiro, obviamente. É, geralmente, o mais pesado entre os atacantes, já que tem de se desvencilhar dos zagueiros que o cercam.Exemplos: Romário, Ruud van Nistelrooy e Ronaldo, da Seleção Brasileira e do Real Madrid. Batistuta ex-jogador Argentino.

Segundo Atacante
É o atacante que se movimenta mais, normalmente abrindo para as pontas do campo, para puxar a marcação ou para buscar o jogo no meio de campo, quando a marcação da defesa é mais forte.Exemplo: Ronaldinho

Meia Ofensivo
É o jogador de meio campo que atua mais à frente. Normalmente é o responsável pelas assistêcias e jogadas pelo meio, além de em alguns ataques se tornar o "terceiro atacante". Exemplos: Maradona, ex-jogador da Seleção Argentina de Futebol e Zidane, ex-jogador da Seleção Francesa de Futebol e do Real Madrid.

Atacante de meio
É o jogador responsável por atacar na chamada posição 3, Costumam ser os mais altos, pois normalmente tem uma função mais forte no bloqueio.É exigido deles bastante agilidade para puxar as chamadas bolas "rápidas", lances onde o levantador manda uma bola muito baixa e veloz.Nas jogadas ensaiadas normalmente ele puxa a primeira bola, prendendo um bloqueador em sua jogada, que normalmente é uma finta, facilitando o ataque para os jogadores que realmente vão atacar a bola.

Atacante de Ponta
São os jogadores que atacam das posições de entrada (4) e saída de rede (2), costumam atacar bolas mais altas e tem uma importância dupla tando no ataque, quanto na defesa especialmente no passe.

Oposto
É o jogador que joga na posição diretamente oposta ao levantador, ele é o mais especializado em ataque no time, normalmente. Ataca normalmente das posições 2 e 4, além das posições do fundoPara ele que é mandada a "bola de segurança", que nada mais é que uma jogada simples, feita quando o passe está ruim ou não se quer arriscar muito. Também costuma ser o jogador mais acionados nos ataques antes da linha de 3 metros.

Levantador-atacante
Normalmente em times que usam o sistema "4-2 com infiltração", o levantador quando está nas posições de rede, vira um atacante.. Nesses casos ele age exatamente como um oposto, com a diferença que normalmente não é um especialista em ataque e não é o responsável maior pelos ataques do time.

PAGAMENTO