SAIBA MAIS SOBRE AS CÂIMBRAS

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Saiba mais sobr e as câimbras Comuns entre quem pratica atividades físicas intensas, as câimbras podem ser evitadas através de uma dieta rica em minerais e muito alongamento, garantem os especialistas. Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares também são fatores que favorecem a ocorrência dessas dores que tanto incomodam. Se elas apareceram sem um histórico prévio, o ideal é consultar um médico para excluir causas mais sérias. "Tanto a prática de alongamentos como aquecimentos musculares freqüentes são fundamentais para quem pratica exercícios e demanda esforços excessivos do músculo", revela a fisioterapeuta Sylvia Henriques, mestre em fisiologia do exercício. Ela e a nutricionista Karina Biasi, ambas do Instituto Affonso Ferreira, formularam uma cartilha com as principais dicas relativas às dores e dão sugestões de exercícios e dietas que ajudam a melhorar a circulação do
sangue nos braços e das pernas durante as atividades físicas." A perda de sódio e líquidos e a deficiência de potássio e cálcio são as causas freqüentes do problema. Para repor esses minerais o indicado é a ingestão de alimentos ricos em ambos, como banana, suco de laranja, leite, brócolis, couve, dentre outros. Para prevenir o problema, entretanto, as melhores dicas são as que sugerem beber muito líquido, para ficar hidratado durante o exercício, repor níveis de sódio durante os intervalos com uma bebida esportiva/isotônico, assegurar uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descansar os músculos após um treino intenso", recomenda Karina Biasi. Quando elas aparecerem durante um exercício ou competição, no entanto, o ideal é alongar o membro comprometido e massagear a área esfregando o músculo afetado. Essas medidas ajudam a aliviar a dor, auxiliam no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área. Por último, descansar e reidratar o organismo com bebidas que contenham eletrólitos e, particularmente, sódio. Fonte: Jornal da Orla Site Médico http://www.sitemedico.com.br/

 
Câimbras - Localização e causa

 
As mais frequentes são as caimbras nas panturrilhas ( figura 1). As causas mais comuns são a perda de água e sal no organismo através de suor excessivo, conhecido como câimbras de calor. Diminuição de cálcio no sangue determinada por diversas doenças, entre as quais, distúrbios das glândulas supra-renais, fadiga muscular, posições incômodas de pernas e braços e varizes nas pernas. Se a caimbra aparece esporadicamente durante exercícios muito intensos, provavelmente trata-se da chamada "câimbra do esportista", que pode ser causada por excesso de ácido láctico ou fadiga aguda das fibras musculares.





Dicas para prevenir as caimbras:

- Aquecer e alongar os músculos antes de iniciar o exercício para prepará-los para a sobrecarga, evitando as lesões e as caimibras. - Manter a hidratação adequada antes, durante e após a atividade. Sucos e bebidas isotônicas podem além de repor o líquido, promover a reposição dos níveis de sódio e potássio. - Repor níveis de sódio durante os intervalos de exercícios intensos e com transpiração abundante com bebidas esportivas ou com alimentos que contenham sódio; - Assegurar a ingestão adequada de carboidratos para evitar a utilização da massa muscular como forma de energia, pois a deficiência de carboidratos durante o exercício pode provocar a oxidação de proteínas, liberando substâncias tóxicas. - Assegurar uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descansar os músculos após um treino intenso. O que fazer quando sentir caimbras: - Relaxar a musculatura, massageando a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área. - Alongar depois de passado os sintomas mais fortes, pois durante as fortes contrações, o alongamento pode causar lesões nas fibras musculares. - Recuperar-se adequadamente. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

Um dos grandes problemas dos atletas é a falta de oxigénio nos musculos.

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